Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


PROJETO PARA FORMAÇÃO DE AUTOGESTORES



GRUPO DE SEXUALIDADE

A Sexualidade Humana é uma dimensão inerente da pessoa e que está em todos os momentos de sua vida. É um elemento básico da personalidade que determina no individuo um modo particular e individual de se manifestar, comunicar, sentir, expressar e viver o amor.

É auto-identidade, é a própria existencialidade, logo, é produto de aprendizagem. É apreendida no dia-a-dia, construída no ser humano através de suas vivências e da elaboração dessas vivências.(MAIA MB. PATOLOGIA E TERAPIA SEXUAL. RIO DE JANEIRO: MEDSI, 1994).

A Oficina de Saúde x Sexualidade deverá abranger toda e qualquer informação e formação sobre valores, crenças, mitos e tabus vivenciados no contexto familiar e social do ser humano.

A pessoa com deficiência é um ser bio-psico-social e espiritual em constante evolução e como todo ser humano, tem necessidade de expressar seus sentimentos de um modo pessoal e único. Tem portanto o direito a ter prazer e levar uma vida afetiva dentro de suas possibilidades e limites reais

OBJETIVO GERAL: A Oficina de Saúde x Sexualidade tem como objetivo o desenvolvimento saudável da sexualidade, sendo que, o seu caráter preventivo promove o bem estar do ser humano. O conteúdo vai além dos aspectos informativos e aborda os aspectos relacionais envolvidos na busca de uma identidade sexual, trabalhando a ansiedade e os conflitos vivenciados.

“Queremos que as APAES tenham programas de educação sexual para que a gente possa aprender a namorar e cuidar da nossa saúde e não pegar doenças sexualmente transmissíveis.Queremos entender como é o namoro para evitar gravidez na adolescência, pois tem muitos colegas que engravidam e porque não sabem namorar”(aluno da APAE), texto extraído do livro NADA SOBRE NÓS SEM NÓS.

MÉTODOLOGIA: A Oficina será formada pelos alunos da APAE em idade adulta, ou seja, acima de dezoito anos, sendo realizada uma vez por semana com duração de uma hora cada grupo. Inicialmente os grupos serão divididos entre homens e mulheres, podendo haver no futuro um grupo misto.

TEMAS ABORDADOS:

  • Infância, Adolescência, Higiene, Padrões de Beleza, alimentação, Cidadania, Escolha Profissional.
  • O Corpo do Homem e da Mulher, Menstruação, Virgindade, Masturbação, Relacionamento Sexual, Fecundação, Gravidez, Métodos Contraceptivos, Aborto, DST/HIV-AIDS.
  • Família, Mulher, Amizade Namoro, Noivado, Casamento,Separação.

Erotização e influência da Mídia, Violência contra Criança, Jovem e Mulher, Prostituição, Opção Sexual e Drogas.

Dentro destes temas serão trabalhados sub-temas.

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Valéria Cristina Carvalho Neri.

Nenhum comentário:

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página