Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


AUTOGESTÃO E AUTODEFENSORIA

CONQUISTANDO AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO

A dignidade humana fica a mostra, quando o sujeito passa a assumir as responsabilidades sobre sua vida, variando desde sua independência nas atividades pessoais, a vida profissional e social, dessa maneira contribuindo ativamente para construção do seu meio social, formando seu caráter e sentimentos através das relações de independência que constrói.

A autogestão defende um ponto de vista da independência da pessoa com deficiência, dentro das suas limitações, assim a idéia central é motivar o sujeito a integra-se mais diretamente aos seus meios de convívio, tendo suas opiniões respeitadas, dentro da família, do bairro, da escola e dos amigos, para que dessa forma conquiste um espaço onde consiga exercer sua dignidade realizando uma atividade transformadora, ajudando a moldar e construir o mundo a sua volta.

O sujeito é formado através dos exemplos e das influências que tem durante sua convivência, se identificando com os exemplos que tem em seu meio. É necessário então um contato com diferentes realidades, tendo experiências diversas para que assim consiga formar sua consciência sobre o mundo, estando mais bem preparado para algumas dificuldades comuns à vida no seu dia a dia, podendo experimentar com maior clareza em quais áreas do saber e do fazer se encaixa melhor.

Sempre devemos tratar da pessoa humana e não a deficiência. Deve-se valorizar o aprendizado e a capacitação da pessoa humana, de maneira à jamais duvidar da capacidade de aprendizagem ou de adaptação, mas pelo contrário deve-se criar meios para facilitar a aprendizagem utilizando-se de diversas formas de ensino para isso, sabendo respeitar a individualidade. Assim é possível promover a autogestão, assegurando a pessoa com deficiência a ter liberdade de errar, acertar e crescer com suas experiências.

A autodefensoria está em um contato direto com a atividade da autogestão, no sentido de partir para uma luta legal feita pela pessoa com deficiência em defesa de seus próprios direitos, através da formação de uma consciência e de informação. Sendo assim, obtendo um conhecimento contextual apropriado de sua situação, para que dessa forma desenvolva o preparo necessário para assumir a defesa de seus atos e de seus direitos.

O autodefensor é aquele que assume um papel de liderança na sua vida, lutando por seus planos e expectativas, assumindo as dificuldades encontradas na sua vida e conseguindo levar essas questões a índices de reflexão e de transformação, contribuindo para as mudanças positivas da sua realidade, forçando a legitimação de sua consciência.

É importante o envolvimento de todos que fazem parte desse processo, priorizando a família que tem um contato direto com a causa, e a responsabilidade de incentivar os primeiros passos necessários para o processo da autogestão e da autodefensoria, caminhando de braços dados nessa causa. Para que isso ocorra de maneira coerente e eficaz, é necessário que a família tenha entrada garantida nesse processo, e assuma a responsabilidade de facilitar os caminhos necessários para incentivar autonomia do sujeito, tornando-o também responsável dentro de suas diferenças.

Erivaldo Fernandes Neto

fonte:www.autodefensoria.org.br


Assitam o video!

Nenhum comentário:

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página