Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


CARTA DO PRESIDENTE DA INCLUSION INTERNATIONAL

12.04.2011

“TRADUÇÃO DE CARTA DO NOVO PRESIDENTE DE INCLUSION INTERNATIONAL, O AMIGO KLAUS LACHWITZ, DA ORGANIZAÇÃO ALEMÃ IRMÃ DAS APAES DO BRASIL – LEBENSHILFE, EMPOSSADO NO 15º CONGRESSO MUNDIAL DE INCLUSION INTERNATIONAL, EM BERLIM, EM JUNHO DE 2010

Texto traduzido do inglês, em 12 de abril de 2011, em São Paulo, por Maria Amélia Vampré Xavier, Diretora para Assuntos Internacionais da FENAPAEs, Federação Nacional das APAEs, Brasília; membro de Rebrates, SP; Associação Carpe Diem, SP; Sorri Brasil, SP; membro honorário vitalício de Inclusion International, conforme documento recebido no Congresso de Berlim, de junho de 2010.


Algumas vezes, nos últimos tempos de modo especial, vimos formulando nossa preocupação em que o movimento apaeano, grandemente respeitado fora de nossas fronteiras, não participe da forma eloquente como costuma fazer, das grandes questões sobre os direitos humanos de pessoas com deficiência intelectual que fervilham em todos os quadrantes da Terra.

É muito compreensível para todos nós, vinculados há meio século a este grande movimento de famílias, que nossas APAEs têm em seus municípios uma série enorme de tarefas e responsabilidades a cumprir pois onde existe uma APAE existe, também, grande dose de respeito e de consideração, já que o nosso nome tem um valor intrínseco que ninguém pode negar, dada a grandeza do trabalho que vimos todos executando em prol das famílias, voluntariamente, por tantos anos.

Lendo a carta que o amigo Klaus Lachwitz, da Alemanha, escreveu em sua mensagem de fim de ano, vemos que temos razão em pensar GLOBALMENTE, ou seja, nosso movimento tem de crescer expandindo-se por todos os recantos do planeta, de conformidade com a importância crescente do Brasil no cenário mundial. Vamos refletir com atenção no que Klaus diz:


“Mensagem do Presidente

Na medida em que o ano vai terminando e refletimos sobre os desafios que as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias enfrentaram em 2010, parece ser de importância especial que tenhamos um movimento forte que pode fornecer uma voz para nossas questões. A crise financeira global tem tido um impacto direto sobre o nível e a qualidade dos serviços recebidos por pessoas com deficiência intelectual, e medidas da apoio à renda familiar que estão sendo reduzidas para a população em geral têm significado que as pessoas estão mais pobres. Com aumentos no desemprego e o alto custo de moradias, aqueles que já estavam em condição de vulnerabilidade têm recebido impacto direto.

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um instrumento de Direitos Humanos que nos fornece mais do que uma ferramenta legal, constitui um mecanismo para desenvolvimento social.Ele pode ser usado para focar a atenção naqueles que são os mais vulneráveis e promover inovação social. As condições atuais se tornaram realidade não somente por fatores econômicos porém também por decisões de política pública.

Inclusion International estabeleceu uma estratégia de apoio ao trabalho de nossos membros para a implementação da Convenção nos próximos anos.
Já começamos a ver algumas mudanças positivas em política e em práticas que promovem inclusão e alguns bons exemplos inovadores.

Acreditamos que nosso trabalho coletivo é de importância vital nestes tempos difíceis. Pessoas com deficiência intelectual e suas famílias não deveriam ter de carregar o fardo de economias que estão falhando. Uma maior exclusão de pessoas de suas comunidades resulta em aumento de custos para governos e comunidades. Em conjunto, nossa voz pode fazer uma diferença quando forem tomadas decisões acerca de quem irá pagar o preço da crise econômica.

Desejando-lhes força e solidariedade em seu trabalho em 2011.


Assinado

KLAUS LACHWITZ
Presidente”



Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier em 12 de abril, 2011."


Fonte: Maria Amélia Vampré Xavier

Nenhum comentário:

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página