Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


Projeto do Luxo ao Lixo





São grandes os desafios quando nos propomos procurar direção para melhoria das condições de vida, para modificar comportamentos, hábitos e atitudes adquiridos e enraizados em nossa vida e cultura. Como é possível trabalhar a educação ambiental num mundo onde as pessoas não se preocupam com o cuidado que deve ter com o ambiente? Ambiente que nada mais é do que nossa casa, o meio onde vivemos e onde estamos inseridos.

Foi pensando neste tema que a APAE de Conselheiro Lafaiete lançou no dia 28 de março de 2011 o projeto de Educação Ambiental “Do Luxo ao Lixo”, vinculado com o projeto “ Ver de Perto” , idealizado e executado por Selma Lucia da Silveira Pereira .

O projeto visa trazer reflexões, mudanças de hábitos,costumes e consumo dos alunos em relação a preservação do meio ambiente, promovendo a consciência ambiental dos alunos participantes cujo enfoque é a preservação do nosso planeta e da comunidade onde residimos.

Semanalmente uma serie de atividades socioeducativas,será desenvolvida com os alunos da APAE, dentre elas cita-se : visitas, aulas expositivas (utilizando recursos multimídias), visita a parques e hortos florestais, palestras ministradas por técnicos ambientais, atividades recreativas,dinâmicas, gincana ecológica e apresentações teatro local.

As ações desenvolvidas visam estimular a compreensão de todos os indivíduos, independente de sua condição de saúde ou déficits intelectual, para responsabilidade da conservação ambiental, tornando-os agentes de transformação na comunidade onde residem.

O projeto será dividido em módulos e cada módulo terá duração de 1 mês sendo trabalhado os seguintes temas para nortear as atividades – “As coisas, o luxo, o lixo e a casa”.

No primeiro dia de atividades trabalhamos o tema “Coisa”, onde nossos alunos assistiram uma apresentação cujo objetivo foi trabalhar os conceitos ambientais, mostrando a eles a origem, reutilização e conservação das COISAS que encontramos ao nosso redor e na natureza. Após a aula expositiva com o uso do data show foi realizado uma atividade sensorial estimulando a audição, onde os alunos tinham que identificar diversos sons da natureza(chuva,trovão, animais,sons do serrote, queimadas).

Percebemos o real interesse dos nossos alunos com o tema ambiental, onde vários questionamentos foram levantados sobre a tematica, demostrando uma participação ativa no processo de aprendizado.

A próxima oficina será uma visita ao museu local, breve maiores informações.









Selma Lucia da Silveira Pereira
Geografa Ambiental

Parceria: Daniel Augusto
Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página