Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


Equoterapia - Equoapae

O que é?
È uma método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação,buscando o desenvolvimento físico,psíquico e cognitivo de pessoas com deficiências.

Local de atendimento:
Equoapae- APAE de Conselheiro Lafaiete Sitio Estrada Real – Rua Santa
Efigênia nº2244.

Missão: Conscientizar o praticante de suas capacidades,trabalhando-o como um todo, tanto pelo lado psíquico como pelo somático.

Introdução:
A Equoterapia é uma pratica que proporciona varias formas de aplicação de exercícios de psicomotricidade,recuperação e integração completando as terapia tradicionais que se vale de instrumentos tecnológicos em clinicas e consultórios. Exige a participação do corpo inteiro, trabalhando e desenvolvendo o cognitivo, a integralidade pedagógica, a coordenação motora global, postura, propriocepção,ritmo,equilíbrio,flexibilidade,tônus muscular, linguagem entre outros fatores de forma descontraída e prazerosa.

Objetivos:
Proporcionar relaxamento muscular
Desenvolver o equilíbrio psico-emocional
Desenvolver a socialização
Proporcionar independência nas atividades de vida diária
Melhorar a qualidade de vida
Melhorar aspectos cognitivos
Estimular a integração sensorial
Respeitar ordens, regras e limites

Metodologia:
As sessões são realizadas com alunos da APAE com deficiência diversas de forma individual. Iniciam com a aproximação do aluno com o cavalo. Montado sobre o cavalo, executa um percurso de 30 minutos,acompanhado pelo condutor de cavalo e 2 profissionais da área da saúde, orientando o desenvolvimento das atividades e observando cada praticante,motivando0o BA realização das tarefas e prestando segurança.

Resultados:
A equoterapia é um dos raros métodos, que permite que o paciente vivencie muitos acontecimentos ao mesmo tempo e no qual as ações, reações e informações são bastante numerosas. Observa rapidez no desenvolvimento psicomotor, melhora na coordenação motora, equilíbrio,desenvolvimento da fala, leveza e facilidade na realização dos movimentos,esquema corporal,maior socialização,independência,autonomia,melhora do comportamento, regras e qualidade de vida.






Nenhum comentário:

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página