Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


Intervenções do Projeto Verde Perto do Luxo ao Lixo

Pista Sensorial

No dia 02 de maio de 2011 aconteceu atividades praticas do projeto verde perto do luxo ao lixo (tema do segundo modulo: O LUXO).

Baseado na integralidade dos estímulos sensoriais e a importância dos mesmos para promoção do aprendizado seja ele motor ou cognitivo, preparamos uma pista sensorial com diversos elementos encontrados na natureza, cujo objetivo foi: estimular a percepção (responsável por nos informar sobre os detalhes de todas as informações sensoriais que recebemos) dos nossos educandos, participantes do projeto.

A atividade ocorreu de forma harmoniosa onde nossos alunos puderam sentir tateando com os pés diferentes texturas. Todo percursos foi realizado com uma venda nos olhos cujo aluno tinha acessória de um guia para acompanhá-lo durante o trajeto. Ao final do circuito cada aluno degustou alimentos doce e azedo trabalhando a percepção gustativa. Alem de trabalhar os sentidos como o tato,propriocepção e paladar estimulamos também a audição, por meio de musicas com os sons da natureza os alunos puderam integrar aos elementos encontrados e disponibilizado no meio ambiente.

A aplicação da pista sensorial permite entrar em sintonia com a natureza, com o clima e experimentar diferentes sensações e emoções onde muitas vezes nos remete ao passado e nos traz lembranças geralmente agradáveis e de bem estar.

Por meio da aplicação desta pratica pudemos observar o interesse e participação dos nossos alunos com tudo que envolve o nosso meio ambiente, observamos também que alguns alunos demonstraram certa defensividade tátil e insegurança proprioceptiva. No decorrer da pratica e na finalização da atividade todos demonstraram encantamento com o poder de utilizar os sentidos para perceber, sentir e integra-se aos elementos da natureza.

Daniel Augusto Fonseca
Terapeuta Ocupacional





Na seqüência das atividades desenvolvidas sobre propriocepçao, foi oferecida uma outra experiência onde o aluno foi estimulado a relembrar os conceitos sobre o LUXO trabalhados na semana anterior.

Fizemos uma dinâmica onde os conceitos sobre o LUXO foram afixados numa bola que representava o planeta.

Os educandos formaram um circulo e o educador lançava a bola para um deles e assim sucessivamente.

Cada educando tirava um conceito aqui representado por uma figura sobre o LUXO e falava sobre ele e o porquê da escolha.

No final fizemos uma avaliação conjunta sobre os conceitos trabalhados.

Ressaltamos que ter bens materiais, e que o LUXO, não são condenáveis, mas que a forma como o “ LUXO “ é feita está errada. Quando sacrificamos animais para confecção de roupas, fantasias de carnaval, calçados, bolsas, artigos de luxo e alimentação de luxo. Quando desmatamos com vista à construção de condomínios e móveis de luxo. Quando utilizamos irracionalmente o carro. Quando estimulamos o consumismo.

Portanto o objetivo dessa experiência foi mostrar que o LUXO quando excessivo não contribui para um mundo melhor, ao contrário contribui para o consumismo e degradação do meio ambiente.

Selma Lucia Silveira Pereira - Geografa Ambiental

Nenhum comentário:

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página