Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


Trabalho de Campo - Visita ao lixão de Conselheiro Lafaiete

PROJETO VERDE PERTO
“DO LUXO AO LIXO”


Por serem os lixões a céu aberto ainda o destino final dos resíduos sólidos em 50,8% dos municípios brasileiros, inclusive Conselheiro Lafaiete, responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, liberando os gases carbônicos e metano na atmosfera e poluindo o solo e os lençóis freáticos. Esses lixões a céu aberto provocam fortes impactos ambientais e estão diretamente associados a doenças, além de poluir os mananciais pelo chorume (liquido escuro que escorre do lixo).


Para conhecermos esta realidade, realizamos nossa saída a campo, onde visitamos o lixão de Conselheiro Lafaiete, dando seqüência ao tema “O LIXO” e podemos perceber a total falta de estrutura para o destino final do lixo.
Esse lixo é literalmente depositado a céu aberto sem nenhum tipo de proteção, o que causa impacto ao meio ambiente.
Nossos educandos ficaram surpresos, pois não imaginavam que era dessa forma, mesmo a gente mostrando na oficina de aula teórica e explicando, ao vivo a situação é diferente. A quantidade de todo tipo de lixo, o cheiro, os urubus, mosquitos e as pessoas sem nenhum tipo de EPI para se protegerem manuseando esse lixo e vivendo dele. Nossos educandos ficaram boquiabertos e não acreditavam no que viam. Eles conseguiram perceber como essa forma de descarte do lixo é errada e o mais interessante conseguiram ver que as pessoas que estavam no lixão catando lixo estavam fazendo o que na verdade nós teríamos que fazer em nossa casa que é separar o lixo.
Foi muito bom ver essa reação, pois percebemos que eles estão atentos.
Por isso pretendemos iniciar a coleta seletiva em nossa escola, para dar nossa contribuição ao meio ambiente.
Sabemos que até 2015 todos os lixões terão que ser substituídos por aterros, isso nos deixa mais esperançosos com essa lei.
Em Conselheiro Lafaiete temos noticia que o aterro já esta sendo providenciado
O Meio Ambiente agradece!

SELMA LÚCIA DA SILVEIRA PEREIRA
GEÓGRAFA AMBIENTAL

DANIEL AUGUSTO FONSECA
TERAPEUTA OCUPACIONAL




Nenhum comentário:

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página