Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


O Projeto Verde Perto Recebe o Prêmio STANILSLAU KRYNSKY no Congresso Nacional das APAES

Todos somos responsáveis pela integridade ambiental, por isso devemos incluir os alunos especiais como atores responsáveis no enfrentamento dos desafios ambientais(Leonardo da Silveira Rodrigues, Biólogo).


Diante de tal importância, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Conselheiro Lafaiete iniciou o presente trabalho, o Projeto Verde Perto: do Luxo ao Lixo que procura construir um processo de educação ambiental para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla.

Baseado na metodologia Verde Perto de educação ambiental (Rodrigues, 2008; www.museudaamazonia.org.br) construída pela ONG Liga Ecológica Santa Matilde – Lesma – de Conselheiro Lafaiete, o Verde Perto: do Luxo ao Lixo foi adaptado ao público especial da APAE. Desenvolvido e executado na APAE/CL por Selma Lucia da Silveira Pereira o projeto apresenta como objetivo primordial incentivar o desenvolvimento das potencialidades dos alunos da APAE, fortalecendo sua consciência em relação ao ambiente, para que possam participar do enfrentamento aos desafios ambientais e adquirir novos conhecimentos para sua vivência.

O projeto, implantado em março de 2011, tem como público alvo alunos do turno da manhã que apresentam deficiência intelectual de espectro do leve ao moderado.

O tema do projeto foi: “A coisa, o luxo, o lixo e a casa”. Dentro desse norte, mostramos aos participantes as relações existentes entre as coisas, substâncias e objetos com o luxo e o lixo na nossa casa Terra trabalhando as transformações dos recursos naturais e sua associação com o desperdício.

O projeto foi construído a partir de 4 módulos de um mês, intercalando atividades teóricas, práticas e lúdicas. Cada módulo tratando um assunto específico dentro do macro tema escolhido.

Esse projeto considera que nós seres humanos não podemos concordar ou praticar a exclusão à pessoa com necessidades especiais. Infelizmente essa exclusão acontece rotineiramente.

Atualmente há propostas de inclusão das pessoas com necessidades especiais. É, porém um desafio, pois não constitui prioridade social. Devemos aprender juntos, respeitando as dificuldades e diferenças de cada um, valorizando a diversidade.

O público atendido teve suas potencialidades estimuladas por meio da educação ambiental, objetivando sua compreensão sobre a questão ambiental, ecológica e social, favorecendo a compreensão sócio-ambiental. Possibilitando a formação de cidadãos atuantes e responsáveis por sua relação com o meio ambiente.

Por meio da participação na questão ambiental, visamos a inclusão social, atingindo o duplo objetivo de promover educação ambiental e inclusão social no Verde Perto APAE.

Diante do presente trabalho recebemos o prêmio Stanilsau Kryrksy cujo reconhecimento se da a nível nacional.

Estivemos nos dias 6 a 9 de novembro em Belém do Para no Hangar Centro de Conveçoes e Feiras da Amazonia para recebermos a premiação.

É com humildade sabedoria que compartilhamos com os nossos queridos alunos, pais e colegas de trabalho a felicidade de recebermos tal premio.

Fica o nosso agradecimento especial a todos participantes do projeto.




Autores: Selma Lúcia da Silveira Pereira, geógrafa(1); Daniel Augusto Fonseca, terapeuta ocupacional(1); José Odilon Rodrigues Pereira, psicólogo(1,2); Leonardo da Silveira Rodrigues, biólogo(2).

Vinculação institucional: (1) APAE Conselheiro Lafaiete / MG; (2) Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA.









Nenhum comentário:

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página